Menu
Menu

5 itens para revisar no carro antes de pegar a estrada

28 de dezembro de 2016 / Segurança

O verão chegou, a criançada entrou de férias e muitas famílias aproveitam a época para viajar. Quem vai embarcar em uma aventura de carro precisa estar atento a certos detalhes antes de cair na estrada. Fazer a revisão do automóvel é fundamental para conquistar uma viagem tranquila e sem preocupações.

Segundo o gerente de pós-vendas da Audi Center Vitória, Cléber Ferreira, buscar uma orientação especializada é importante para evitar riscos. “O check-up antes de uma viagem evita problemas e traz segurança para todos os passageiros. Itens básicos como água da bateria, filtro de ar, filtro de óleo, direção hidráulica, óleo do motor e muitos outros precisam ser revisados”, detalhou.

1. Pneus

Manter os pneus calibrados é muito importante para ter uma viagem tranquila, incluindo o estepe. Fazer um rodízio periódico para equilibrar os desgastes irregulares também ajuda.

2. Rodas

Se a pressão de um pneu estiver mais baixa que os demais, é provável que a roda esteja amassada. O reparo é simples e deve ser feito. Além disso, o balanceamento das rodas não pode ser deixado de lado. Geralmente os sintomas aparecem em velocidades mais altas, como vibrações ao volante.

3. Fluidos

O motor é submetido a um esforço maior na estrada. Por conta disso, é preciso checar o nível e a validade de todos os fluidos e seus respectivos filtros, assim como observar o líquido de arrefecimento, óleo do motor e transmissão, sistema de freios, fluido de freio, direção hidráulica e nível do combustível do reservatório.

4. Sistema de freios

O sistema de freios de um automóvel é essencial para um funcionamento seguro do veículo. Sem os freios funcionando adequadamente, é impossível desacelerar ou frear o veículo quando necessário. Cada parte do sistema deve estar em boas condições de funcionamento, assim como os indícios de problemas requerem um conhecimento básico de mecânica e desse tipo de sistema.

5. Limpeza dos vidros

Um dos itens significativos na hora de revisar o carro é o sistema de limpeza de vidros. Além do funcionamento dos limpadores e desembaçadores, o nível do reservatório de limpeza e o estado das palhetas precisa ser conferido e podem evitar que acidentes aconteçam.

 

Comente