Menu
Menu

Férias: revisar o veículo garante uma viagem segura

5 de dezembro de 2016 / Manutenção

Com a proximidade das férias, os condutores precisam ficar atentos à importância de se fazer a manutenção no veículo para garantir um passeio tranquilo. De acordo com o técnico da Tai Motors Daniel Nascimento, a checagem é fundamental para uma viagem sem preocupações.

Na revisão geral, o condutor precisa observar todos os itens do fabricante, conforme o manual do veículo, e ser rigoroso no cumprimento do check list. “É comum as pessoas se preocuparem apenas com itens de segurança e o sistema de iluminação, como lâmpadas do engate a ré, piscas e faróis, para evitar multas em caso de abordagem policial”, diz.

Itens como pneus (inclusive o estepe), palhetas e óleo devem ser conferidos antes de toda viagem. Além disso, a documentação do carro também merece atenção.

Na Tai Motors, por exemplo, o cliente pode fazer a revisão desses e de outros itens, como suspensão e freios, no mesmo dia em que deixar o carro na oficina. Após a análise do veículo, se novos serviços precisarem ser realizados, a concessionária entra em contato com o cliente para que autorize a manutenção e informe o prazo de execução.

“O mais importante é assegurar que o carro passe por uma vistoria completa e, assim, o cliente poderá pegar a estrada tranquilo”, destaca o supervisor de vendas da Tai Motors, Vanderlei Magalhães.

Dicas do que conferir na revisão:

– Itens obrigatórios de segurança: faróis, lanternas, triângulo, macaco, estepe e chave de roda, cintos, extintor, retrovisores e limpadores.

– Itens para evitar o superaquecimento do motor: radiador, mangueira, selo e cabeçote, válvula termostática, tampa do reservatório e bomba d’água.

– Freios: as condições gerais dos componentes devem estar em perfeito estado, assim como as pastilhas, os discos, os tubos flexíveis e o freio de mão.

– Pneus: verificar o desgaste, as deformidades, checar a calibragem e o balanceamento das rodas.

– Motor: checar correias, tensores, filtros, vazamentos e parte eletrônica. É aconselhável avisar o mecânico sobre barulhos.

– Câmbio: observar vazamento ou ruído, se a embreagem está pesada e se o carro estiver trepidando. Checar nível do óleo da caixa de câmbio.

– Direção: observar folgas no sistema, em especial nas ponteiras e nos terminais articulados do volante e seu alinhamento. Nos veículos com direção hidráulica, é importante verificar o nível de óleo do reservatório.

– Suspensão: verificar o funcionamento dos amortecedores, vazamentos, folga em seus componentes articulados e rolamentos de roda.

– Escapamento: observar o estado geral de todo o sistema do cano de descarga.

– Sistema elétrico e bateria: lâmpadas de sinalização, faróis, desembaçador do para-brisa e do vidro traseiro, bateria e motor de partida. As luzes informativas do painel têm de estar funcionando, em especial a da temperatura do motor, do óleo, da quantidade de combustível, do velocímetro e do conta-giros.

Comente